sexta-feira, 30 de julho de 2010

O CIO

-

Exibido na coluna Fala, Bento! na Worknet 30/07/2010



Nessa última semana não consegui pregar os olhos pelo fato de minha gata estar no cio. Como não pude dormir comecei a observar.
Minha gata como a fêmea pretendida subia no telhado mais alto para se exibir para os gatos, lambia-se à luz do luar como quem se prepara para uma festa.

O lamber é o banho da gata, a progressiva, a escova, o rímel, o gloss, a depilação, o decote, a bolsa nova. E notei vários gatos se aproximando do meu telhado. Alguns eu já conhecia de longe, ao vê-los pela vizinhança, outros nunca tinha visto.
Me senti o sogro ao observar sua filha sendo assediada pelos machos de plantão.

Percebi que os gatos se exibem também, numa luta de poder eles cantam. Todos rodeando a fêmea em questão, seus miados pareciam serenata, creio em mim que era uma competição do miado mais longo, mais alto, mais afinado, era o fato pelo qual eu não conseguia dormir.
Quem consegue dormir com vários gatos "cantando" em cima do seu telhado?
E minha gata ali, fingindo-se de difícil, sem dar "bola" a nenhum dos "cantores", continuava a se lamber.

Via-se que ela estava escolhendo, procurando o melhor, julgando o melhor desempenho, mas ela não queria escolher, ela queria ser mimada pelos machos, por quanto tempo fosse possível e estava adorando aquilo era visível.

Com isso me peguei pensando na relação entre homem e mulher. Solteiros são eternos gatos no cio. A mulher vai até o prédio mais alto, e fica a se banhar pela luz da lua ou do sol, na pista de dança da balada, ou até mesmo no escritório, na sala de aula. É evidente que elas se exibem, é a risada
alta junto com as amigas, os olhares disfarçados, o mexer do cabelo enrolando-os com o dedo indicador, a cruzada de perna, o decote exagerado, aquele sorriso de canto de boca como quem não quer nada, sorriso fujão, sem rédeas, a insistência em conferir a maquiagem ou o caimento do vestido no espelho. É por isso que mulheres sempre vão ao banheiro juntas, não basta a opinião do espelho, tem que ter uma segunda opinião de uma amiga, tem que estar tudo perfeito.

Os homens, claro, também se exibem, suas camisas cada vez mais coladas para exibir as árduas horas que eles perdem na academia e cantam rodeando as mulheres, cantam não para ver quem é o mais afinado ou quem canta mais alto, o miado do homem são as palavras, o olhar, a mulher vai escolher quem é o mais engraçado, o mais inteligente, o mais educado, o mais interessante.
Nem sempre o mais forte. Ufa!
E a mulher assim como a gata vai fingir que nada está acontecendo, dando uma de difícil, "Obrigado, só vim para dançar" quem nunca ouviu ou disse isso?

Elas não querem escolher, querem ser mimadas. Talvez por isso muitos dos relacionamentos não deem certo, depois que o homem conquista a mulher ele desiste de mimá-la, esquece, se acomoda, acha que o trabalho já esta feito, acabado e mulheres sentem falta de serem conquistadas diariamente. É uma luta árdua.

Depois de uma semana os gatos se foram, porém, ainda não conseguia dormir. Agora era a vez de a minha gata miar. E miava o mais alto possível.
Acho que ela escolheu demais, ou demorou muito tempo para escolher.
O fato é que os gatos se foram e ela queria toda a atenção para ela de novo, por não saber o caminho a escolher, não escolheu nenhum, e ficou estática, não saiu do lugar, por isso miava com tanto desespero. Era tarde.
Parece autoajuda, mas é a verdade. Quando se deparar com dois caminhos esqueça qual é certo ou errado, escolha um objetivo e vá até o final. Pior do que escolher o caminho errado é não escolher nenhum.


Bento.

2 comentários:

Alex Lacerda(MEL) disse...

ahhh muleque, sabia que o cio acontece com as mulheres, ou pelo menos a sensação que ocorre nos animais, mas falando do texto, ficou bacana, dez, legal, filé, vai assim que um dia o cio do sucesso acaba e você coonsegue gozar no mar da fama.

Dilso J. dos Santos disse...

Texto muito bem marcado e ritmado, pude até te ver nele e te conhecer mesmo sem conhecê-lo, isso é bom...
Todos temos os nossos devaneios, adorei o seu!
http://cronutopia.blogspot.com/