quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A VERDADE VIROU PECADO (O Pecador).

-

Nós somos enganados desde cedo.
Primeiro somos enganados sobre o papai-noel e o coelho da páscoa.
Depois vem a mentira que nossos pais viverão para sempre, nos enganam quando dizem que todos os nossos sonhos serão possíveis como ser médico, advogado ou astronauta.
E por fim a pior e maior mentira de todas é que sempre devemos dizer a verdade, a todo custo. Vamos pensar nessa como a mentira original, enquanto estamos sendo enganados a vida segue seu ciclo sem problemas, mas quando finalmente a verdade nos é revelada as coisas mudam de figura.

A verdade perde todo o seu valor quando dela vem à tona os defeitos da vítima da verdade, a verdade faz mais vítimas que a mentira. Dizem que ninguém gosta de ser enganado, isso é outra mentira, nós amamos ser enganados, somos dependentes da mentira e a abstinência dela traz sérios riscos a nossa saúde mental, são incontáveis traumas psicológicos quando a mentira é revelada, por isso imploramos todos os dias por uma boa dose diária de mentiras e quando não as temos mentimos para nós mesmos. Isso é a mentira canibal. Isso acontece quando nos é injetado doses de verdade em nossa corrente sanguínea.

Ora, o objetivo da verdade é nos desintoxicar da mentira como uma droga, como o efeito do álcool é curado pela glicose, e todos sabemos que quando isso acontece vem a ressaca. A ressaca da mentira causa mais dor de cabeça que a vodca, além dos distúrbios que já citei anteriormente.

A verdade traz nossos defeitos à tona e para quem ainda não sabe grande parte dos meus textos tem o intuito de trazer exatamente os defeitos, inseguranças entre outras coisas do autor, todo aquele blá, blá, blá citado nas mesas de bares quando estamos alcoolizados por escrito e dividido apenas com aqueles que desejam ouvir (ler), logo meus textos são feitos de verdades, minha verdade. Sendo assim não exija que eu minta, perderia todo o sentido da escrita, afinal qualquer um pode mentir, falar a verdade é mais complicado.

Eu me considero um amaldiçoado pela verdade, aquele que não tem opção a não ser falar a verdade, não sei mentir, um mentiroso tem que ter boa memória e a minha é péssima.
A verdade é ereta, sublime e linear. A mentira é cheia de curvas, atalhos, placas de sinalizações. É preciso um mapa para se achar na mentira por isso não conseguimos mentir quando bêbados, nem dirigir.
Mas se querem minha opinião continuem mentindo, é melhor ser um puxa-saco e enganar seus amigos do que ser um sincero convicto e ter que se desculpar com eles por falar a verdade.
A verdade virou pecado.


Bento.

-

15 comentários:

Unknown disse...

É ISSO AÍ BENTO! TAMO JUNTO E MISTURADO!

Unknown disse...

É ISSO AÍ BENTO TAMO JUNTO E MISTURADO!!!!!!!!!!1

Thais F. disse...

C A R A L H O !!!

- Com certeza um dos seus melhores TEXTO e claro já passou a ser um dos meus preferidos,coerente, verídico, muito BOM ou melhor EXCELENTE!

Victor Von Serran disse...

sua ideia de verdade e mentira passa uma resposta coerente para oque procuramos como explicação para o caos em que vivemos hoje...

a pergunta é : precisamos da mentira ?

vi que vc é amigo da loira minha parceira !

então passarei aqui de vez em quando
abraço.

Bento Qasual disse...

Definitivamente não precisamos da mentira de maneira nenhuma... Mas depois de tanto tempo tomando na cara por ser sincero, chego a conclusão de que nadar contra a maré seria uma coisa mais fácil e prática. O que me deixa bastante entristecido, afinal como eu disse: Não consigo mentir. Serei diferente em mais essa!

Obrigado pela visita, e volte sim que será muito bem vindo.
Abraços.

Bento.

Unknown disse...

Nem todas as verdades são para todos os ouvidos.como nem todas as mentiras são para todo sos ouvidos cada um de nos da atenção para aquilo que mais noz conforta ...As mentiras mais cruéis são frequentemente ditas em silêncio.

Unknown disse...

Nem todas as verdades são para todos os ouvidos.como nem todas as mentiras são para todo sos ouvidos cada um de nos da atenção para aquilo que mais noz conforta ...As mentiras mais cruéis são frequentemente ditas em silêncio.

Anônimo disse...

Que merda de texto. falow, falow e não falow nada!

Bento Qasual disse...

Pode ser, mas pode ser um caso de analfabetismo funcional também... Enfim.

Tempo para meditar disse...

É FODA, AS PESSOA TE ACHAM CHATO, AROGANTE, GROSSO, MAU HUMORADO E ATÉ ANTI SOCIAL QUANDO VC É SINCERO, MAS AI VOU CONTINUAR SENDO ASSIM DEFEITO OU QUALIDADE, COMO DIZ O DITADO, EU NASCI ASSIM EU CRESCI ASSIM E VOU SER SEMPRE ASSIM!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito bom.
é como voce falou, amamos é a mentira, não temos suporte psicologico para aguentar a verdade.
Pessoas mentem pq muitasvezes a verdade é mais dolorosa, como se isso fosse o certo de se fazer

http://ummundoquaseparticular.blogspot.com

Aline Rindeiko disse...

Serei atrevida em postar um comentário pela primeira vez e arriscar um palpite. Acredito que esse texto deveria ser o primeiro do seu livro! Faz muito sentido á sua personalidade verdadeira, e fará sentido para os demais textos do livro.
Um dia li um texto que me lembrou a importância de pessoas como você...ele dizia que "Viver uma vida sem reflexões é como escutar uma música sem melodia" Hammed. Então, fica aqui o meu agradecimento por ser critico e sobretudo verdadeiro em seus textos...Pessoas verdadeira são admiradas em silêncio, porque está em extinção a espécie que reconhece um bom texto. Sua convicção é inspiradora.

Bento Qasual disse...

Ótima ideia Line! Será o 1° de fato. E que boa frase essa que você usou de Hammed, eu não conhecia! Mas se tivesse que escolher uma frase seria a de sua autoria " porque está em extinção a espécie que reconhece um bom texto." É exatamente isso que eu penso, as pessoas não lêem mais, elas passam os olhos num texto, sem absorver seu conteudo, sem pensar em seu significado e sem refletir sobre do que o autor estava pensando, ou o que quis passar. Esse é o segredo da leitura, não só os meus, mas dos outros autores também.

Mas enfim, agradeço o comentário.
Obrigado Aline, espero que seja a primeira, mas não a última vez que deixou sua marca aqui!

bjobjo
Bento.

♰ Dark Cherry ♰ disse...

Concordo com você Bento, inclusive com um comentário que você fez. Nós mentimos pra nós mesmos todos os dias, e quando somos sinceros tomamos um belo tapa na cara, o que nos faz pensar se ser sincero realmente é o que importa. Pra falar a verdade, hoje eu tento ser mais sincera do que quando eu ainda era pequena. Mas nem sempre a sinceridade nos ajuda... Eu sou do tipo que pensa da seguinte forma: "Prefiro sofrer com a verdade do que viver uma ilusão na mentira." Eu ainda sou daquelas que a verdade vem em primeiro lugar, mas mesmo assim... um pouquinho de mentira, ou omissão não prejudica ninguém... se for pelo bem da pessoa, eu acho que é o que todos queremos mesmo....

Bianca Diniz disse...

Simplesmente fantástico esse texto.ADOREI!
Sou uma admiradora dos mentiros,haja criatividade e memória,faço das suas as minhas palavras,a minha memória e criatividade são péssimas.


Parabéns Bento,bjbj.