sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O BRASIL É O PAÍS DA INCOERÊNCIA

-


Eu cresci ouvindo que o Brasil era o país do futuro. As revistas especializadas em economia futurista concordam. Os BRICs estão aí para comprovar isso.

Um europeu meio desinformado vai dizer que o Brasil é o país do futebol. Porém o Barcelona e Messi começam a contestar isso.

Um gringo folião no ápice do efeito etílico da caipirinha afirmará que aqui é o país do carnaval.

Cubanos, haitianos, coreanos, chineses e presos políticos italianos dirão que o Brasil é o país das oportunidades. Sempre tão acolhedor.

O desavisado que ligar a TV ou ler o jornal vai achar que aqui é o país da corrupção.

O PT, o PMDB e os ministros de diferentes partidos vão esbravejar gritando para quem quiser ouvir que o Brasil é o país da injustiça. Afinal, todos eles são acusados gratuitamente, caluniados pela “grande mídia” só por esconderem alguns milhões ali, desviar outros milhões aqui e deixar de declarar meia dúzia de empresas acolá. Quem não faz isso hoje em dia gente? É a coisa mais normal do mundo. Quanta injustiça.

Aos pastores evangélicos donos de mansões, carros de luxo, proprietários de emissoras de televisão e pequenas fortunas no exterior, o Brasil é um país abençoado. "Glória a Deus". Deus é brasileiro. Viva!

E se pararmos para pensar que o brasileiro, antes tido como povo alegre e feliz, hoje prefere rir das piadas no tribunal, podemos dizer que o Brasil é um país sério. Ou um país do mau humor, da falta de senso de humor. Na verdade é o país do mal comido.

Se me perguntassem o que eu acho diria que o Brasil é o país da incoerência. Pois só no Brasil que o funk é carioca, o forró é eletrônico e o sertanejo que há séculos, de sertanejo não tem nada, hoje é universitário e faz intercâmbio na Europa. Vide Michel Teló.

Só neste país tropical é que as crianças vão para a escola aprender a falar errado. Que é para manter viva a cultura.

E é só aqui que o melhor presidente da história, economicamente falando, fora um cara sem o segundo grau completo.

Tudo isso é tão trágico que chega ser cômico e apesar de sermos todos mal comidos, este ainda é o país dos palhaços.


Bento.

-

Nenhum comentário: