sábado, 17 de março de 2012

NOITES DE TARANTINO

-


Veja as grandes nuvens como tomam o céu para si, imponentes, soberanas, como se fossem donas de todo o mundo. E quem poderá me provar que não são?

Eu tenho uma nuvem que assola todo o meu campo de visão. Acima da minha cabeça ela deixa meu céu particular obscuro sempre que "me presenteia" com sua presença e assim acaba com meu dia de comercial de cerveja onde o verão e os sorrisos são eternos para transformá-lo em noite de filme de terror. Noites intermináveis de Tarantino. E essa nuvem tem nome, endereço, mãe, pai e noivo.

Tenho um amigo, o Rogério - se não falei do Rogério ainda peço desculpas para ele e vocês leitores, falarei mais em frente. Por hora basta saber que ele é um grande amigo, dos poucos que tenho com o título de "grande amigo"- voltando ao foco, Rogério tinha uma forma peculiar de tratar as pessoas e tinha um insulto tão genial que só poderia vir de um impaciente como ele. Sempre que sua raiva tomava o limite da cabeça ele soltava: - Você é um idiota mental!

Vou repetir para vocês pegaram o efeito e a sonoridade da frase. Idiota mental. Imagino que devem estar se perguntando "mas o que exatamente quer dizer essa merda?" digo isso, pois foi exatamente o que eu pensei quando ouvi pela primeira vez. Passei horas e horas dos meus dias tentando decifrar o que significava idiota mental, em nossas conversas no bar, ou nas calçadas tocando violão e bebendo vinho eu ouvia atentamente o que Rogério dizia na esperança de que ele deixasse escapar a resposta em algum momento, mas não tive sucesso. Até que eu cansei de ficar curioso e resolvi com o dedo em riste perguntar:- mas afinal, o que quer dizer essa merda? Lembro-me de ter perguntado exatamente assim "mas afinal, o que realmente quer dizer essa merda?".

Vejam vocês que eu corri dois riscos gigantescos, o primeiro de ficar desapontado com a resposta. O segundo foi de despertar a fúria num homem de dois metros de altura - na verdade ele tem mais, ou menos- colocando meu dedo curto em riste e lhe perguntando:- mas o que significa essa merda?

Não lembro se foi exatamente assim que perguntei, talvez não tivesse tido dedo em riste, talvez tenha sido numa conversa amena, talvez eu nem tenha perguntado. (Não, perguntei. Lembro que perguntei) mas não lembro da resposta, então vou falar da minha teoria sobre o idiota mental. Penso que todos sabem o que é um idiota, afinal, idiota é idiota em qualquer lugar e idioma, mas a adição do "mental" ao adjetivo é como se retirasse a cura do doente da idiotice. Creio que idiota tenha cura, mas não o idiota mental. O idiota mental está fadado a ser um grandessíssimo idiota, sem vacina. Rogério poderia ter dito naquela ocasião "você é um idiota sem vacina" mas aí não teria a assinatura dele e nós não estaríamos falando sobre isso agora. O fato é que idiota mental é bem mais marcante e verdadeiro.

Eis então onde eu queria chegar, sem mais delongas, a "minha nuvem", sempre que me deu a "honra" de sua presença me deixou idiota mental. Um idiota mental numa noite de Tarantino.


Bento.

-

Um comentário:

Luciana Santa Rita disse...

Bentinho,

Tudo bem? Essa do idiota mental me pegou, pois pensava que seria um idiota ao quadrado. Todavia quando cheguei ao idiota sem vacina, pensei será que tem algum idiota que fabrica vacina para a idiotice. Enfim, maravilha de texto.

Beijos.

Lu