terça-feira, 23 de julho de 2013

A SOCIEDADE DOS POETAS CALADOS

-

As pessoas falam demais. Falam demais e pensam de menos, ouvem de menos. Também tem aqueles que falam demais e pensam demais. Na maioria dos casos elas só esperam a pausa do diálogo para começar a artilharia de besteira vocais.
Por vezes evito sair na rua para não ter que abrir a boca. O telefone toca e eu torno-me surdo e mudo. Não sei se isso vem da impaciência que tenho com os outros ou comigo mesmo. O fato é que geralmente quem fala demais é sempre o mais idiota da roda. Com raríssimas exceções. Temos algumas ocasiões que exige o falatório, como quando existe uma necessidade de desabafo. Já reparou como todo corno fala demais? Políticos falam demais e eu não simpatizo com nenhum. Mentirosos falam mais que a boca, pois é preciso dar muitas voltas para que a mentira pegue. E na maioria dos casos a única lição que você tira de quem fala demais é que se deve falar menos.

Eu sou um analisador de coisas e pessoas. Um chato analisador. Nunca soube de onde veio isso, talvez eu tenha algo de dislexo, mas não sei com certeza. Só que analiso, olho, espero, penso em várias possibilidades. Quando você fala demais fica difícil prestar atenção nas coisas ao seu redor. Uma boa bunda passante que você acaba não reparando por falar como uma matraca, entre outras coisas. E quando você começa a reparar você entende um pouco do que se passa na vida de seus amigos ou mesmo os desconhecidos que não se satisfazem em falar demais e baixo. Tem que falar para que todos ouçam. Então existem aqueles que choram por tudo, reclamam de tudo e você fica sem entender o motivo de tanto sofrimento reprimido, até aquele momento. "Vocês não entendem, não sabem" eles dizem. Bem, então conte-me, quem sabe... "Não. Você não pode ajudar, ninguém pode" você ganha como resposta. Então ok. Se não se pode ajudar não atrapalhe é o que eu penso.
Ou presenciamos os que fazem festa por tudo. Tudo é maravilhoso e se você não está feliz é um idiota, pois o mundo é uma festa. Você entende que geralmente os extremos são falsos? Ou doentio. Ninguém é tão feliz ou tão triste.

Eu passo dias em silêncio como eu disse. Como um voto de silêncio, quieto e tal. Eu entendo que preciso disso para descansar a mente do corpo. Se estiver silêncio e escuro então, melhor ainda. Depois de algum tempo você aprende a ouvir o silêncio e o que ele tem para te dizer.

Durante muito tempo eu tive medo do escuro. Via vultos e coisas que não me deixavam em paz. Talvez fosse impressão, talvez fosse a embriaguez me pregando peças, porém eu não tinha paz na escuridão. Até que aprendi a ouvir o silêncio e ele diz coisas extremamente coerentes. O sussurro do silêncio é o desabafo do inconsciente implorando para você deixar de ser um cretino de marca maior e finalmente deixar que sua vida tome um curso diferente. Existe certa poesia no silêncio e na escuridão sim. A poesia é como a política, está em todos os lugares, é só saber olhar e é no silêncio que está a poesia onde você é o autor, você é o poeta Pop Star, se você prestar atenção é claro. Porém, as pessoas sentem com os ouvidos, sonham com os olhos e gozam com cartões de crédito. A inveja é o oxigênio dos medíocres, o pulmão dos crápulas. Apesar do clichê enfadonho, é preciso cegar-se por momentos para se enxergar melhor e é por isso que a vida melhora significativamente quando se está apaixonado.

Respire, olhe em volta, repare na paisagem, e eu não estou falando de por do sol ou árvores de quinhentos anos. Estou falando de qualquer paisagem, eu, por exemplo, gosto da cidade fria, cinza e escura, apenas com as luzes de neon dando suas pinceladas de depressão. O cheiro de putas e mendigos e solitários caminhando para lá e para cá. Pode-se aprender tanto com o silêncio dos passantes. Prestar atenção é como uma droga, chega uma hora que você não quer mais falar, quer apenas sentir. Eu me coloco no lugar de cada pessoa que vejo na rua tentando pensar exatamente o que se passa naquelas cabeças, sou quase como um esquizofrênico assumindo várias personalidades num mesmo dia e isso é tão saudável, pois ficar preso ao meu corpo em tempo integral é chato pra cacete. Aventure-se a ser alguém diferente, por dez minutos que seja e pelo amor de Deus, enfie a cara na merda uma vez na vida, sem medo, ninguém morrerá por isso.



Bento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto !