segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O PESSIMISMO É UMA ARTE.

-


'Tudo vai mal, tudo tudo tudo' . É o que diz Roberto Carlos na música Como Dois e Dois.

É também o que diz os pessimistas por natureza e os hipocondríacos dramáticos.

Sempre há algo digno de reclamação, teorias cabalísticas do fim do mundo até os apocalípticos discursos sobre problemas sociais, econômicos e etc.

Nas filas dos bancos jamais haverá algum testemunho otimista por que só a tragédia rende assunto. Se Romeu terminasse seus dias como gerente de vendas, Julieta acabasse como dona de casa fiel e os dois vivessem felizes para sempre até seus netos entrarem na faculdade Shakespeare seria um dramaturgo falido.

Uma amiga me alertou sobre uma frase de Vinícius de Moraes que eu até então desconhecia, “O poeta só é grande se sofrer”.
Toda tristeza é exagerada e as alegrias são desprestigiadas, fazem pouco caso da alegria alheia, “ninguém é tão feliz assim, provavelmente ele tá inventando”. Dizem aqueles que presenciam qualquer sorriso largo, fácil prever o que pode nos entristecer, pois são tantas opções.

Digo isso com conhecimento de causa, meus textos mais populares são os que contam tragédias, os contos felizes e bem humorados estão no pé da lista.

Presenciar a felicidade alheia nos faz lembrar da nossa incapacidade de manter nosso sorriso como cartão de visita. É bem melhor quando encontramos um amigo com problemas tão grande que nos faz pensar que não estamos perdidos, ou na melhor das hipóteses ficamos felizes que pelo menos não é com a gente.

Ah, mas os felizes, esses nos matam.

Quando perguntamos tudo bem?  Por educação o que queremos mesmo é só a devolução da cortesia tudo sim, e você? e nada mais que isso. Pronto! Já cumpriu o ritual de educação que seus pais lhe ensinaram agora pode voltar a falar mal da roupa de sua colega de trabalho, almejar o cargo do seu chefe, olhar para os seios da namorada de seu amigo e se perguntar: o que ele tem que eu não tenho?

Quando ouvir aquela história de inveja boa prepare o pé de pimenta e o banho de sal grosso porque isso é o mesmo que dizer que se tem um ódio saudável por alguém. Algumas palavras não têm e nunca terão mais de um sentido.

Nunca anuncie sua felicidade para não terminar sem amigos, triste, ou poeta.

Bento.

-

Um comentário:

Lua ∞ disse...

É, você tem toda razão! Ótimo texto.