terça-feira, 22 de maio de 2012

BUKOWSKI RESERVADO

-


Eis que eu indiquei a leitura de Bukowski para um amigo contista e me deu vontade de ler o autor.
Já li algumas coisas, mas foi quase nada.
Sei que fui comprar um livro do Bukowski na banca e o Antônio, o chamo de Toninho, me diz com a cara lavada: 20 conto, Bento.

Porra! 20 conto?

Eu não tenho 20 conto para pagar num livro. Ok! Gasto com meus cigarros e Drehers bem mais que isso mensalmente. Mas já é fim de mês para mim. Mais duro que eu só o tórax daquela mulher do pagodeiro que foi preso.

Agora vão aumentar meu cigarro, e nem fumar eu poderei mais. Minha marca vai para 6 conto e eu provavelmente terei de parar de fumar, ou roubar para manter o vício. Na minha casa sumirão torneiras, micro-ondas e outras relíquias para comprar meu maldito cigarro. “Fui vencido pelo sistema”, diriam os pregos metidos a Che Guevara maconheiros que temos espalhados pelo país. Trabalho como um condenado e não me sobram 20 conto para ler Bukowski.

Aí tive a brilhante ideia de ir até a biblioteca, claro, como pude ser tão burro de não pensar nisso antes?
Fui até a biblioteca Mário de Andrade e eis que me deparo com o Destino me esperando na porta, pronto para rir da minha cara. Deveria ter previsto que ele me pregaria uma peça diurna de segunda-feira. É esse o dia favorito do Destino.

 - Todos os títulos de Bukowski estão alugados. Disse a bibliotecária.

Velha nariguda. Eu pensei.

 - Tem certeza? Olha de novo.

 - Senhor... Todos os títulos de Bukowski estão alugados.

Velha maldita parece uma máquina repetindo a mesma frase assim. Quem em sã consciência torna-se bibliotecária? Pude imaginar na hora ela dizendo "É, eu tenho 20 conto para comprar um livro" e ela nem precisa, trabalha num biblioteca.
Velha safada exploradora de livros gratuitos. Só ela deve estar com uns três títulos do Bukowski.

Voltei puto para o trabalho. Quem lê Bukowski? Ninguém que eu conheço lê Bukowski! Um ou dois no máximo.
Onde estão essas pessoas que leem o velho alemão depravado para que possamos sentar num bar e conversar tomando uma?

Fiquei puto, reclamando da vida e amaldiçoando os miseráveis que alugaram os livros que eu queria. Um reclamão chato. Reclama, reclama, reclama e fica chato. Fumei uns dois cigarros pensando nisso e cheguei numa conclusão.
Se existem tantas pessoas assim que leem Bukowski na cidade, o mundo ainda tem salvação.

Bom saber.


Bento

-

2 comentários:

Luciana Santa Rita disse...

Oi Bentinho,

Tudo bem? Saudades de passar por aqui. Olhe que estou rindo e pensando que inflação nas últimas décadas tem sido de latino. Então, o jeito é se mudar para Alemanha e ter dinheiro para o livro e o cigarro.

Excelente texto!

Beijos.

Lu

Rubens A disse...

Achou mais um! Sou Bukowiski maníaco....